top of page

Tua REDE

Vem fazer parte da mudança!

A civilização contemporânea está em crise. A acumulação ilimitada de capital, a mercantilização de tudo, a exploração impiedosa do trabalho e da natureza e uma brutal competição minam as bases de um futuro sustentável e, portanto, colocam em risco a própria sobrevivência da vida sobre o planeta. A ameaça profunda e sistémica que enfrentamos exige uma transformação igualmente profunda e sistémica: uma Grande Transição. Ao sintetizar os princípios básicos de ecologia militante, o sustentabilismo oferece uma alternativa radical a um status quo insustentável. O núcleo do sustentabilismo é o planeamento democrático ecológico, no qual a própria população, não “o mercado”, toma as decisões sobre a economia. Esta visão igualitária e radicalmente democrática é essencial tanto para construir uma sociedade justa como para atrair o apoio massivo, popular, para a transformação sustentabilista que o mundo precisa para mudar, se manter e seguir existindo.

Militância do teu jeito, com a tua fala

Na Rede Sustentabilidade cabem todas as vozes e escutas. Os Elos possibilitam isso. Tu podes te engajar em um dos Elos Temáticos de tua escolha, como o de Negros, de Mulheres, de Juventude, de Movimentos Sociais, de Economia Criativa, de Animalismo ou de Diversidade. Podes ainda sugerir a criação de um Elo com o tema de teu interesse e engajar outras pessoas. Para participar dos Elos nem precisa ser filiado. Outra forma de engajamento é a busca por um mandato. Tu também podes te inscrever para ser candidato pelo partido, tanto como filiado pleno como através do edital de Candidaturas Cívicas, que assimila pessoas e coletivos que representam causas relevantes mas não se interessam pelo dia a dia partidário. Se tens uma luta e essa luta interessa a coletivos e mobilizam pessoas de modo democrático e plural, a Rede Sustentabilidade é o teu lugar.

Árvores de floresta

Tens consciência política
e queres agir? Vem pra Rede!

A ameaça profunda e sistêmica que o planeta enfrenta exige uma transformação igualmente profunda e sistêmica: uma grande transição sustentabilista.

A Rede Sustentabilidade pensa assim porque entende que a expansão do sistema capitalista desregulamentado é, em grande parte, a causa da exclusão social, da pobreza, da violência desenfreada e da degradação ambiental.

Entendemos que a preservação de um ambiente natural favorável à vida no planeta é incompatível com a lógica expansiva e destrutiva do modo capitalista de produção. Não se podem salvar os equilíbrios ecológicos fundamentais do planeta sem atacar o sistema, não se pode separar a luta pela defesa da natureza do combate pela transformação da sociedade. a rede se inscreve entre os movimentos que propõem um novo modo de produção, uma sociedade igualitária e democrática que se edifique a partir de um modo de vida alternativo, sustentabilista.

Ao mesmo tempo, a Rede Sustentabilidade conecta a luta pela igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres com a defesa do meio ambiente e de sua preservação, inscrevendo-se entre os movimentos que no mundo inteiro alinham-se com o ecofeminismo.

A Rede está, portanto, na margem esquerda da geografia política. Sim, porque defende o igualitarismo, se associa à luta dos movimentos sociais e das minorias por seus direitos e entende que é papel do estado garantir que todos os cidadãos tenham oportunidades iguais, assegurando o bem-estar coletivo e a igualdade entre os indivíduos.

Nossa rede de filiadxs é uma fraternidade militante que participa ativamente dos planejamentos, ações e desenvolvimento do partido. As contribuições dos filiados vão desde a produção e distribuição de conteúdos informativos e didáticos, à participação propositiva em debates e reuniões e mobilizações nas cidades e localidades do estado até a contribuição financeira para a sustentação das atividades partidárias, uma obrigação estatutária que permite a construção de um partido independente do poder econômico e de forças políticas a ele subordinadas.

Se tu entendes que a civilização contemporânea está em crise e que a acumulação ilimitada de capital, a mercantilização de tudo, a exploração impiedosa do trabalho e da natureza e a brutal competição entre as pessoas minam as bases de um futuro sustentável e colocam em risco a própria sobrevivência da espécie humana, tu pensas como nós. Vem para a Rede.

txaisuruirede.png

Txai Suruí, destaque na COP-26

"A Terra nos diz que não temos tempo. Não é 2030 ou 2050. É agora."

(Txai Suruí, jovem indígena brasileira, dirigente da Rede Sustentabilidade, em fala aos líderes mundiais na plenária da COP-26, em Glasgow, 2021).

Endereço

Avenida Governador José Malcher, 153 Sala 12 - Bairro Nazaré - Belém, Pará - Cep 66.035-100
contato@redepa.org  |  
91-98242-3652

Colabora

Da tua casa ou local de trabalho, faz uma doação dedutível no Imposto de Renda

Pelo telefone

Liga diretamente para nossa porta-voz, Eliana Bogéa (91-98539-5500), fala com nosso Secretário de Organização, Elson Lourinho (91-98558-0399) ou com nosso Secretário de Finanças, Alexandre Diniz (91-98132-3520).

bottom of page